Fernando Lemos Gonçalves de Moura

Engenheiro Fernando Lemos Gonçalves de Moura, Enólogo na Adega de Ponte de Lima, nasceu em 1952. Filho de pai vitivinicultor, cedo se interessou pela agricultura, em particular pela vitivinicultura. Ingressou, em 1975, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, concluindo o curso de Engenharia Agronómica em 1980.

Entre outros cargos exercidos, foi responsável pelo sector de Assistência Técnica (vinho e aguardentes) da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), bem como membro da Câmara de Provadores e chefe do departamento de Assistência Técnica e Formação da mesma instituição. Mais tarde, foi responsável técnico dos Laboratórios de Análise de Vinhos, chefe da divisão de Enologia da Direcção dos Serviços Vitivinícolas e responsável pelo sector de enologia na Estação Experimental de Vitivinicultura e Fruticultura na Direcção Regional Agrícola Entre Douro e Minho (DRAEDM), pertencente ao Ministério da Agricultura.

Realizou estágios e cursos de formação em diversas entidades e instituições, no País e no estrangeiro.
Ministrou diversos cursos de formação nas áreas de viticultura, enologia e cursos de provas, promovidos pelo Ministério da Agricultura e outras entidades nas diferentes regiões vitivinícolas.

Participou em vários concursos e provas de vinhos, desempenhando funções de jurado, em especial na região dos Vinhos Verdes.
Actualmente, desempenha funções como Consultor de Enologia em diversas adegas e produtores engarrafadores.

Obteve, nos diversos produtores engarrafadores e nas adegas a quem presta consultadoria, medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas a nível nacional e internacional.

Rita da Silva Araújo

Engenheira Rita da Silva Araújo, desempenha as funções de Enóloga Residente da Adega de Ponte de Lima. Concluiu a licenciatura de Enologia em 2010, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

Ainda no decorrer da licenciatura e após a mesma, foi acumulando experiência e conhecimentos vitivinícolas com os diversos estágios realizados a nível nacional e internacional, designadamente na La Crema Winery, Sonamavaley, Califórnia (Estados Unidos da América) e Azienda Agrícola Spadafora, Palermo (Itália).